23 de nov. de 2016

[22 a 27/11/16] Programação semanal do Parque Vicentina Aranha



Contraponto com a Exibição do Filme Atlântico Negro, Oficina Jardim de Ervas, Teatro: efemerIDADES, Manhã Saudável, Maratona de Minicontos, Música no Parque com Ton Silva e Coro Jovem Sinfônico
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Para estender as reflexões sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, na terça-feira (22) às 19h30, o Projeto Contraponto Ideias Afins e Desafins propõe um diálogo sobre a formação cultural da sociedade brasileira. Após a exibição do documentário nacional Atlântico Negro: na Rota dos Orixás (1998), haverá uma conversa aberta com o roteirista da obra, Victor Leonardi e o Dr. Sérgio Luis Francisco. O documentário retrata a importância do continente africano na construção da nossa sociedade. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares e as manifestações culturais. Victor Leonardi começou a escrever seus primeiros versos em 1963. Escreveu e publicou 20 livros: poesia, contos, ensaios e uma fábula para crianças. Também escreveu uma peça de teatro, roteiros para cinema e mais de 30 roteiros para documentários de televisão. Nos últimos anos, escreveu romances autobiográficos e livros de memórias que ainda estão inéditos. Fluente em cinco línguas e conhecedor de aproximadamente 80 países. Estudou na Universidade de Paris, foi professor na Universidade de Brasília, professor-visitante na Unicamp, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Leonardi escreve a lápis. Nunca usou computador, máquina de escrever ou caneta. Sua tecnologia é de uma simplicidade absoluta. O convidado Dr. Sérgio Francisco Luis é um renomado cardiologista em São José dos Campos, nascido na Favela do Jacarezinho (RJ), e criado no Morro da Mangueira (RJ), contrariou todas estatísticas ao formar-se em medicina em 1982. Tendo construído uma sólida história de luta por igualdade racial, desenvolveu trabalhos direcionados ao estudo de doenças associadas à raça negra. Dr. Sérgio também é poeta, músico e estudioso de samba.

Dando sequência ao ciclo de vivências do Projeto Vicentina Qualidade de Vida, na quinta-feira (24) às 19h, ocorre o primeiro encontro do grupo participante da Oficina: Jardim de Ervas, que visa colocar em prática alguns conceitos abordados pela permacultura e aprofundar o olhar sobre as plantas que nos cercam, estimular a autonomia perante nossos corpos, através de uma introdução vivencial ao uso terapêutico das plantas medicinais e também das ervas na alimentação. A palestra explicativa precede as atividades práticas, que ocorrerão nos dias 30/11 (quarta-feira), 01/12 e 08/12 (quintas-feiras), das 09h às 11h. Restam poucas vagas para a atividade e as inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria do Parque ou pelo telefone (12)3911 7090.

Na sexta-feira (25) o Parque Vicentina Aranha recebe o espetáculo teatral itinerante efemerIDADES, que aborda a estreita relação poética entre vida e morte, tempo e espaço, sob a ótica de experiências pessoais e coletivas que se entrelaçam e se complementam. A obra é resultado de processos criativos dos participantes do Curso Jogos Dramáticos, realizado pelo IFSP (Instituto Federal de São José dos Campos) em parceria com a AFAC. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados a partir do dia 25/11 às 12h na Portaria do Parque Vicentina Aranha. A peça terá duas sessões no dia 25, às 19h e às 20h15.

No sábado (26), o dia começa animado no Parque Vicentina Aranha! Os frequentadores são convidados a participar da Manhã Saudável, uma manhã inteira dedicada às práticas saudáveis realizada em parceria com a Via Cinco, Círculo Saudável e Substância Gastronomia Light. A programação começa às 08h30 com a atividade Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa; às 09h30 ocorre Prática Postural com a fisioterapeuta Simone Bomediano; às 10h30 tem um Piquenique Coletivo com a degustação de alimentos saudáveis e às 11h a palestra Qualidade de Vida- escolhas e mudanças para uma vida saudável com a coach Aline Oliveira, que encerra as atividades. Durante toda a manhã, a Keep Calm SJC – Quick Massage oferecerá sessões de quick massage aos participantes.

O domingo (27) a programação começa às 10h com uma Minimaratona de Contos, uma sessão de Contação de Histórias de diferentes origens e temáticas. Um convite à imaginação para adultos e crianças de todas as idades. A obra é resultado de processos criativos dos participantes do Curso Jogos Dramáticos, realizado pelo IFSP (Instituto Federal de São José dos Campos) em parceria com a AFAC.

Ainda no domingo (27) às 10h30 o Projeto Música no Parque apresenta A Rítmica Abrasileirada com o músico Ton Silva. Neste espetáculo, Ton leva a bateria para a linha de frente do palco, elemento que traz a marcação e o swing para toda a banda, acompanhado de Renato Luz (guitarra) e Sidney Filho (contrabaixo). Com composições de Renato e Sidney, o repertório apresenta nuances de músicas em compassos ímpares brincando com rítmicas diferenciadas. A bateria é um instrumento percussivo com muitos anos de existência e, em sua evolução, Ton Silva conseguiu trazer para a realidade atual uma sonoridade agradável e consciente, diferente de muitas outras execuções, onde a bateria passa de herói a vilão.

Encerrando o domingo (27), o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos apresenta-se às 18h dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha, com o espetáculo Advento.  A palavra Advento origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer “chegar”, “que está para vir”. Tempo de espera e de esperança, simbolizado pela anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria que ela conceberá e dará à luz Jesus de Nazaré. O programa executado pelo Coro Jovem traz uma variedade de canções desde o célebre Magnificat, de Bach, canções tradicionais e negro espiritual.

SERVIÇO

CONTRAPONTO IDEIAS AFINS E DESAFINS: COM A EXIBIÇÃO DO FILME ATLANTICO NEGRO
Presença do roteirista Victor Leonardi e do Dr. Sérgio Luis Francisco
Data: 22/11 | Terça-feira
Horário: 19h30
Direção: Renato Barbieri | Gênero: Documentário | País: Brasil | Ano: 1998 | Duração: 75min | Classificação: 10 anos
Entrada Franca.
CONVIDADOS: Victor Leonardi e Dr. Sérgio Francisco Luis

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA
Oficina: Jardim de Ervas
Período de Inscrições:
01/11 à 24/11 | Vagas Limitadas
Inscrições: (12) 3911 7090
Patrocínio: Sabin | Apoio: IOV | Realização: AFAC e PUPA
Entrada Franca
Palestra: Jardim de Ervas
Data: 24/11 | Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Oficinas Práticas: Jardim de Ervas
Datas: 30/11 (quarta-feira), 01/12 e 08/12 (quintas-feiras)
Horário: 09h às 11h
Local: Centro deformação Profissional Artes e Ofício

TEATRO NO PARQUE
efemerIDADES
Data: 25/11 | Sexta-feira
Horários: 19h e 20h15
Local: Pavilhão São José
Duração: 45 min |Classificação: 12 anos | Entrada Franca | Lugares Limitados
Ingressos: Retirada de ingressos a partir do dia 25/11 às 12h na Portaria do Parque Vicentina Aranha.

MANHÃ SAUDÁVEL
Data: 26/11 | Sábado
Horário: 08h30 às 12h
Local: Bambuzal
Parcerias: Círculo Saudável, Keep Calm SJC – Quick Massage e Substancia Gastronomia Light.
Entrada Franca.
Programação Manhã Saudável:
08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa
08h30 às 12h Quick Massage
09h30 Prática Postural
10h30 Piquenique Comunitário
11h00 Palestra Qualidade de Vida- escolhas e mudanças para uma vida saudável
12h00 Encerramento

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Minimaratona de Contos
Data: 27/11 | Domingo
Horário: 10h
Local: Parque Vicentina Aranha
Classificação: Livre
Entrada Franca

MÚSICA NO PARQUE
A RITMICA ABRASILEIRADA COM TON SILVA
Data: 27/ 11 | Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal

MÚSICA NA CAPELA
CORO JOVEM SINFÔNICO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, EM CONCERTO ADVENTO
Data: 27/11 | Domingo
Horário: 18h
Local: Capela Sagrado Coração de Jesus
Regente e Diretor Artístico: Sérgio Wernec
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.
O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.
O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br 


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!