7 de mai. de 2017

[04 a 07/05/17] Programação semanal do Parque Vicentina Aranha


MJ Experience
A Programação Cultural de Maio do Parque Vicentina Aranha mergulha no rico universo da cultura geek e do mundo tecnológico. Por entre encontros, sessões de cinema, jogos e diálogos abertos, o Parque conecta pessoas e gerações para troca de saberes e para expansão de horizontes. O Dia das Mães também será celebrado durante todo o mês com atividades culturais.




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Na quinta-feira (04) às 19h30, o Cinema do Parque exibe o documentário nacional O Começo da Vida (2016). O filme percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. A forma como as crianças vivem a primeira infância, desde a gestação até os 6 anos, é essencial para definir o futuro de cada uma delas. O documentário “O Começo da Vida” convida todos a refletirem: será que estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Após a exibição haverá espaço para diálogo e reflexão.

No sábado de manhã (06), o Parque oferece atividades saudáveis do Projeto Vicentina Qualidade de Vida. Às 08h30 têm uma Prática de Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, seguida de uma Aula Aberta de Práticas Posturais às 09h30, com exercícios de alinhamento e consciência corporal. Para participar de ambas atividades, basta comparecer e trazer uma canga, toalha ou tapete de yoga.

Ainda do sábado (06) às 16h, o Parque recebe uma Roda Aberta de Capoeira conduzida pelo Lobão Capoeira. A atividade é um convite para praticantes e apreciadores desta expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música.

Em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, anualmente é celebrado no primeiro sábado de maio o Pilates Day. O objetivo do movimento, que normalmente é ao ar livre e gratuito, é promover a valorização e a conscientização do método. Além de mobilizar pessoas em torno da atividade, o Pilates Day também visa difundir a técnica e mostrar os inúmeros benefícios para o bem estar e para a saúde. No Vicentina o Pilates Day será comemorado no domingo (07) a partir das 09h, com práticas abertas de Pilates às 09h, 10h e 11h, além de orientações aos interessados. A ação conta com a parceria da Ekiness – Saúde e Movimento e para participar basta trazer uma canga ou tapete de yoga.

O Projeto Ciência no Parque estará no Quiosque São José neste domingo (07) das 09h às 12h. Nesta exposição os experimentos científicos são apresentados de forma lúdica e interativa, demonstrando fenômenos de mecânica, óptica, energia e ondas. O Projeto Ciência no Parque também contará com demonstrações de experimentos de física que podem ser feitos em casa, realizados por professores e especialistas sob coordenação do Professor Roberto Stempniak.

Ainda no domingo (07) às 10h, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma atividade dedicada às crianças de 04 á 10 anos, uma aula aberta de Yoga para Crianças. A atividade é feita de forma lúdica, estimulando as sensações de movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções, que são trabalhadas pela união de mente, corpo e espírito. Serão aplicados exercícios de Yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças. Serão atendidas de até 15 crianças, por ordem de chegada e para participar é necessário trazer uma canga ou tapete de yoga.

Ao longo de quatro encontros aos domingos de maio, o Parque oferece uma Vivência Dança Materna a partir das 10h. A atividade é uma proposta para gestantes, pais e mães com bebês de colo, com finalidades terapêuticas integradas e artísticas. Nas oficinas, são realizadas atividades de movimento do corpo, com foco na consciência corporal e empoderamento, através de exercícios criativos, rítmicos, musicais e coreográficos, utilizando a cultura regional, cirandas e cantigas populares de roda. Quem ministra a atividade é a arte educadora Denise Almeida.

Finalizando o domingo (07) em grande estilo, às 10h30 o músico e cantor Rafael Alves presta sua homenagem a um dos maiores ícones da cultura pop mundial no Parque Vicentina Aranha com o projeto MJ Experience, um experimento onde os hits do astro passam por uma roupagem que se alia aos gêneros do jazz, do blues e do rock. Aclamado pela mídia e pelos fãs como o Rei do Pop, Michael Jackson foi um artista inigualável, destacando-se pelas inovações na música, dança e na produção de videoclipes. Entre tantas premiações, destacam-se diversos recordes certificados pelo Guinness World Records, incluindo "O maior artista de todos os tempos".

SERVIÇO

CINEMA NO PARQUE: O COMEÇO DA VIDA
Data: 04/05 | Quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
Gênero: Documentário | Direção: Estela Renner | Ano:2016 | Produção: Maria Farinha Filmes | Livre
Entrada Franca.
Parceria: VideoCamp
Sinopse:
Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O documentário propõe uma reflexão sobre a primeira infância e seu impacto na formação adulta.

ARTES CORPORAIS DA MEDICINA CHINESA
Data: Quintas e sábados
Horário: 08h30 as 09h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Parceria: PRÁXIS – Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas
Entrada Franca.

PRÁTICAS POSTURAIS
Data: 06/05 – Sábado
Horário: 09h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Parceria: Circulo Saudável
Entrada Franca.

RODA DE CAPOEIRA
Data: 06/05 – Sábado
Horário: 16h
Local: Quiosque São João
Parceria: Lobão Capoeira
Entrada Franca.

PILATES DAY
Data: 07/05 (domingo)
Horário: 9h às 12h
Aulas abertas às 9h, 10h e 11h
Local: Quiosque da Cia Paulista
Parceria: Ekiness
Entrada Franca.

CIÊNCIA NO PARQUE
Datas: 07 e 21/05 | Domingos
Exposição: 9h às 12h
Demonstrações Científicas: 10h30 e 11h30
Local: Quiosque São José
Coordenação: Professor Roberto Stempniak
Entrada Franca.

YOGA PARA CRIANÇAS
Data: 07/05 – Domingo
Horário: 10h
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Parceria: Canto da Yoga
Entrada Franca.

VIVÊNCIA DANÇA MATERNA
Datas: 07, 14, 21 e 28/05 – Domingos
Horário: 10h
Local: Quiosque Alfredo Galvão.
Entrada Franca.

MÚSICA NO PARQUE: MJ EXPERIENCE, COM RAFAEL ALVES
Data: 07/05 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca.

FEIRA DE ARTESANATO MÃOS E ARTE | FEIRA AGROECOLÓGICA
Todos os domingos.
Horário: 09h às 13h30.
Entrada Franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Grupo Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!