13 de set. de 2017

[15 a 17/09/17] Programação da FLIM - Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha



Laerte Coutinho, Ignácio Loyola de Brandão, Alice Ruiz, Chico César, Andréa Del Fuego, Clarice Freire, e grandes nomes estarão presentes nas Mesas Literárias da FLIM 2017

A FLIM, Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha chega a sua quarta edição em 2017. Ela ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, e segue o seu percurso inicial em realizar uma Festa Literomusical para explorar os desafios do fomento à leitura com a música e a poesia compondo sua programação. Assim como as edições anteriores, a FLIM 2017 contará com três dias de uma intensa e diversificada programação cultural gratuita com mesas literárias onde escritores e especialistas se encontram para debater temas da atualidade com a mediação da jornalista Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis da TV Cultura; shows musicais, teatro, atividades lúdicas como caminhadas poéticas e contações de histórias para crianças, lançamento de livros, saraus e oficinas atraem a participação do público juvenil, somando mais de 50 atividades num fim de semana.




Fazer a Agenda Cultural me toma tempo e hoje faço sem ganhar nada dos artistas e estabelecimentos! Se você gosta da Agenda Cultural, qualquer ajuda será muito bem vinda!!




Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A Programação Central da festa contará com seis mesas literárias e a abertura que terá leituras conduzidas pelo curador Marcelino Freire e convidadas como a vencedora do Prêmio Saramago Andréa Del Fuego, a poeta Alice Ruiz (Jabuti 1989 e 2009) e a escritora e apresentadora Roberta Estrela D’Alva. O tema que permeia toda a FLIM 2017 é Translinguagens, e representa uma síntese das várias formas que a linguagem pode se apresentar, atravessando a literatura, se conectando a outros meios de expressão, envolvendo a arte escrita, desenhada, pintada, expressa com tinta, com palavras, com o corpo. Os convidados foram indicados pelo curador da edição de 2017, o escritor Marcelino Freire, autor, entre outros, dos livros: “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006); “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial ); “Nossos Ossos” (Record), com o qual ganhou o Prêmio Machado de Assis 2014 de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional.

Cada mesa da FLIM, terá um leitor (a) convidado (a) para abrir o bate-papo lendo um trecho de um clássico ou da literatura contemporânea, selecionado pelo curador. Entre os destaques está a primeira mesa literária intitulada TRANSITANDO DA LETRA À MÚSICA, que recebe o musicista Antonio Nóbrega, a poeta e letrista Alice Ruiz e o jornalista Jotabê Medeiros lançando o livro “Um Rapaz Latino-Americano” (Todavia), sobre a vida e obra de Belchior; com a mediação de Adriana Couto, para um diálogo sobre a literatura no universo da música, no sábado (16) às 10h. Na terceira mesa literária, o renomado escritor Ignácio de Loyola Brandão será sabatinado pelos leitores Maria Eduarda Raymundo e Luiz Felipe Santos Nascimento, sobre o romance “Zero”, uma das mais famosas obras do autor que aborda o período da Ditadura Militar, também no sábado (16) às 16h. A última mesa literária da FLIM será especial, uma homenagem ao escritor e letrista Carlos Rennó, também presente, nascido em São José dos Campos, junto com o escritor, compositor e músico Chico César, com mediação de Adriana Couto, no domingo (17) às 14h.

Para as mesas literárias, estão confirmados nomes como Laerte Coutinho, Ana Maria Gonçalves, Roberta Estrela D’Alva, Andréa Del Fuego, Clarice Freire (Pó de Estrela), João Gabriel (Eu me chamo Antônio), Clarice Sabino, Mariane Bigio, Tenório Cavalcanti, Fabrício Cunha, o escritor argentino Washington Cucurto e Ariabo Kezo.

O Palco Tom da FLIM recebe três grandes shows. Na sexta (15) às 20h30, Antonio Nóbrega apresenta um show em forma de recital que homenageia o amigo, mestre e parceiro Ariano Suassuna por meio de romances, poemas, martelos agalopados, sambas, baiões, excelências e toques instrumentais. No sábado (16) às 20h30, a banda As Bahia e a Cozinha Mineira irão agitar a festa com seu novo álbum BiXa, lançado esta semana. No domingo (17) às 11h, ocorre o tradicional Piquenique no Parque com a apresentação da premiada Banda Mirim, comemorando 13 anos de teatro e música.

As crianças também têm um espaço reservado na FLIM, o Quintal das Letras, com atividades infantis, contações de história, leitura, pintura, teatro e até uma Mesinha Literária com alunos e professores do EMEI Profº Mário Campaner dialogando sobre 06 cordéis criados e ilustrados pelas próprias crianças, no sábado (16) às 09h30.

A FLIM 2017 inova com o Tá aFLIM, uma programação paralela com cursos, oficinas, universo geek, jogos eletrônicos, intervenções artísticas de coletivos da região, projeções, teatro, cículos de troca e leitura, manifestações artísticas e uma Sessão de Cinema ao Ar Livre Especial no sábado (16) às 18h, com a exibição do documentário Nunca me Sonharam (2017), que coloca o valor da educação em reflexão por meio das vozes de estudantes, gestores, professores e especialistas. A sessão contará com a presença do diretor Cacau Rhoden, que também produziu o longa Tarja Branca (2014), para um bate-papo com o público, mediado pelo escritor Jorge Ialanji Filholini.

Desde sua criação, a FLIM encontra sua viabilização através da união de iniciativas públicas, privadas e parcerias. Sua programação foi contemplada com atividades trazidas por instituições parcerias. Entre elas,  o SESC SJcampos oferece três miniteatros lambe-lambe do universo Macunaímico com o projeto sustentável Ciclistas Bonequeiros no sábado (16) em duas sessões, da 11h às 12h30 e das 16h às 17h30. O SENAC SJCampos realiza uma Oficina de Gastronomia para Crianças, consultora gastronômica e docente do Senac, Lilian Slobodzian, no sábado (16) em dois horário direcionados, às 10h às 11h para crianças de 05 à 07 anos, e das 11 às 12h para crianças de 07 à 10 anos (atividade com vagas limitadas por ordem de chegada). O SESI SJCampos comanda Oficina Inventando Histórias com Erica Nagayama, uma oficina de escrita para crianças a partir de 7 anos, no sábado (16) às 10h.  A Fundação Cultural Cassianos Ricardo realiza no sábado (16) às 15h o Sarau De Flor em Flor com a cantora e poeta Consuelo de Paula.

Pela primeira vez, São José dos Campos recebe a exposição interativa do Museu da Língua Portuguesa. O projeto sobre rodas Energia da Língua Portuguesa, é uma mostra que contará com diversas atividades relacionadas ao nosso idioma. O projeto, realizado pela EDP, utiliza uma estrutura móvel de um caminhão com uma área total de 300 metros quadrados, para que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

A FLIM 2017 realiza pela primeira vez a Feira Livre Grafia, um evento de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como: zines, revistas, livros, quadrinhos, fotografias, colagens, desenhos, gravuras, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, ilustrações, xilogravuras, etc. Os participantes poderão encontrar os livros dos escritores convidados na Livraria Simples, e adquirir títulos diretor dos escritores independentes no Mercado de Livros. Os Food Trucks e a Feira NaturalMente irão ofertas alimentos de variados tipos, incluindo opções saudáveis, durante toda a festa.

A GERDAU, patrocinadora master do evento por meio da Lei de Incentivo ICMS apoia pela primeira vez a festa em uma ação de incentivo à cultura regional. “Acreditamos que o fortalecimento da sociedade é algo imprescindível para o desenvolvimento sustentável das regiões onde a empresa atua. Por isso, é muito importante fazer parte da FILM, iniciativa que irá fomentar o movimento cultural no município”, destaca o gestor da unidade da Gerdau em São José dos Campos, Alexandre Eder.

A quarta edição da FLIM é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Prefeitura de São José dos Campos, com produção da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Conta com o patrocínio da Gerdau, Colégio Poliedro, Vale Sul Shopping e Incorporadora Tavares Filho; apoio do Instituto de Oncologia do Vale, NipBr, Redenção Turismo, Hotel Ema Palace, Nibs Juice Bar, Haruf, GPM Vídeo, Art Rock Camisetas, Águas Monteiro Lobato, Unimed e Cabrillano; promoção da rádio Jovem Pan e do jornal O Vale; e parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Sesc, Sesi São Paulo e Senac.

Abertura
15/09 | Sexta-feira
Horário: 18h

Programação FLIM
15/09 (sexta) | Horário: 18h às 22h
16/09 (sábado) | Horário: 09h às 22h
17/09 (domingo) | Horário: 09h às 16h
Local: Parque Vicentina Aranha
Todas as mesas literárias contam com tradução simultânea em libras.
Página oficinal: www.facebook.com/flim.sjc
Todas as atividades são gratuitas.

Avisos Importantes
- As Mesas Literárias têm lugares limitados. Distribuição de senhas com 60 minutos de antecedência do horário de início, na lateral da Sala de Leitura Réginaldo Poeta, ao lado do Telão de Cinema.
- As Mesas Literárias serão transmitidas simultaneamente em telão dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus.
- Algumas atividades e oficinas possuem lugares limitados, consulte a programação.
- A FLIM é acessível e conta com programação impressa em braile e tradução simultânea em libras nas atividades da programação central.

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Data: 15/09 (sexta) | Horário: 19h
Local: Ponto de Encontro
Entrada franca.

TRANSLINGUAGENS, ALGUMAS LEITURAS
Data: 15/09 (sexta) | Horário: 19h15  
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Alice Ruiz, Roberta Estrela D’Alva, Andréa Del Fuego e Marcelino Freire
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.

Show Musical: UM RECITAL PARA ARIANO COM ANTONIO NÓBREGA
Data: 15/08 (sexta)
Horário: 20h30
Local: Palco Tom da FLIM
Entrada franca

1ª Mesa Literária: TRANSITANDO DA LETRA À MÚSICA
Data: 16/09 (sábado) | Horário: 10h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Antonio Nóbrega, Alice Ruiz e Jotabê Medeiros com a mediação de Adriana Couto.
Leitora Anfitriã: Samantha Cardoso.
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.  

2ª Mesa Literária: TRANSCOMUNICAÇÕES
Data: 16/09 (sábado) | Horário: 14h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Clarice Freire, João Gabriel e Clarice Sabino com a mediação de Adriana Couto.
Leitora Anfitriã: Bruna Fausto.
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.  
3ª Mesa Literária: TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO
Data: 16/09 (sábado) | Horário: 16h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Ignácio de Loyola Brandão e os leitores Maria Eduarda Raymundo e Luiz Felipe Santos Nascimento com a mediação de Adriana Couto.
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.  

4ª Mesa Literária: TRANSFORMAÇÕES
Data: 16/09 (sábado) | Horário: 18h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Laerte Coutinho, Ana Maria Gonçalves com a mediação de Adriana Couto.
Leitora Anfitriã: Preta ARY.
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.  

Show Musical: AS BAHIA A E COZINHA MINEIRA
Data: 16/09 (sábado)
Horário: 20h30
Local: Palco Tom da FLIM
Entrada franca

5ª Mesa Literária: TRANSITAR ENTRE OS MEIOS
Data: 17/09 (domingo) | Horário: 10h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Mariane Bigio, Tenório Cavalcanti, Fabrício Cunha, Washington Cucurto com mediação de Marcelino Freire.
Leitora Anfitriã: Ana Paula Fávero Sant´Ana da ETEC Paula Souza.
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.  

Show Musical: PIQUENIQUE NO PARQUE COM A BANDA MIRIM
Data: 17/09 (domingo)
Horário: 11h
Local: Palco Tom da FLIM
Entrada franca

6ª Mesa Literária Especial de Encerramento: TRANSGÊNEROS ARTÍSTICOS
Data: 17/09 (domingo) | Horário: 14h
Local: Ponto de Encontro
Convidados: Chico César, Carlos Rennó, participação especial de Ariabo Kezo com a mediação de Adriana Couto.
Leitor Anfitrião: Paulo Henrique Marques de Souza Correia dos Santos da UNIFESP
Local: Ponto de Encontro
Tradução simultânea em LIBRAS | Entrada franca.

Sobre o Parque Vicentina Aranha
Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.
O Parque Vicentina Aranha conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Gerdau, Degraus, Hospital e Maternidade Policlin, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale e Rádio Jovem Pan.
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090 | Instagram: @Parque_Vicentina | Spotify: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha | www.pqvicentinaaranha.org.br



"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!