31 de mai. de 2014

[31/05 e 01/06/14] Programação da Virada Cultural Paulista em São José dos Campos - 2014



Mais de 30 atrações em música, teatro, circo, dança, artes visuais entre outras linguagens vão marcar a 8ª edição da Virada Cultural Paulista em São José dos Campos com programação que será realizada simultaneamente no Parque da Cidade (Av. Olivo Gomes, 100 – Santana), no Cine Santana (Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana), no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84. 3º piso – Shopping Centro) e no SESC-SJC (Avenida Doutor Ademar de Barros, 999 - Vila Adyana) nos dias 31 de maio e 1º de junho. Todas as atividades são gratuitas.

CLIQUE NO BANNER/VIDEO ABAIXO, ASSIM VC AJUDA A AGENDA CULTURAL EM UM SEGUNDO!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!


Essa diversidade cultural que pretende atrair os mais variados públicos tem entre as atrações o cantor Otto, que apresenta um show em homenagem a Martinho da Vila, Tiê, Marcelo Jeneci, a Banda Mais Bonita da Cidade, o grupo Pollo, o comediante Leandro Reis, o Grupo Cena 11 Cia. De Dança e o Circo Manacá.

Dez artistas de São José dos Campos foram selecionados por meio de edital pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo para participar desta festa. Entre eles, estão bandas de rock Voltz, Oaska, The Portinaris e Anoxika. A black music do Serial Funkers e da cantora Ludmila Mazucatti, A MPB de Bruno Roberti, o Rap da S.A.F.A.R.I, o espetáculo infantil BãoCantá Pras Crianças e as mímicas da peça “Na Rua”.

A Virada Cultural Paulista é um evento da Secretaria de Estado da Cultura. Em São José dos Campos ela é organizada em conjunto coma Prefeitura de São José dos Campos, a Fundação Cassiano Ricardo e o Sesc. No ano passado, mais de 40 mil pessoas participaram do evento.

Outras 27 cidades do interior paulista também participam desse evento.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO | 31 de maio

Parque da Cidade

19h00 – DJ Rodrigo Bento

Rodrigo Fernandes Bento tornou-se conhecido por atuar na noite como host e promoter de diversos clubes de São Paulo, como D-EDGE, Hot Hot, The Society e Clube Glória, entre outros. É fundador do Coletivo Pilantragi, que promove festas e um bloco de Carnaval. Seu repertório é formado por uma mescla de ritmos latinos e tropicais.

19h30 – Vozes da Cidade (Música)

Coletivo Musical coordenado por Cesar Pope e formado por artistas do Vale do Paraíba que tem influências da música popular brasileira e internacional para dar forma a uma proposta musical com muito ritmo e criatividade. É formado por músicos como Marcelo Mariano da Silva, o sanfoneiro Eliomar Landim, o percussionista Diego Prado, entre outros.

21h00 – Banda Dona Joana (Música)

O grupo formado por músicos, artistas de circo, atores e bailarinos apresenta uma miscelânea irreverente de ritmos. A banda já fez versões de músicas de Zezé de Camargo e Luciano de forma divertida no Programa Som Brasil, da Rede Globo, além de covers de marchinhas de Carvanal, músicas internacionais e canções pop.

22h30 – Tiê (Música)

O encanto da interprete e compositora Tiê será um dos destaques da Virada. Reconhecida pelo seu trabalho em todo o Brasil e internacionalmente, a paulistana apresentará as músicas de seu trabalho mais recente, “A Coruja e o Coração”, que misturam ritmos brasileiros de forma contemporânea.

0h00 – Otto “Canta Canta, Minha Gente” (Música)

As experimentações musicais de Otto, ex-integrante da banda Nação Zumbi e do Mundo Livre S/A, vão encerar a primeira noite da Virada. O pernambucano mescla elementos do rock, da MPB e do mangue beat. No show, Otto homenageará o sambista Martinho da Vila, cantando músicas do álbum histórico “Canta, Canta, Minha Gente”.

Cine Santana

18h00 | Banda Oaska (Música)

A banda Oaska tem influências que vão do baião ao rock. O grupo fará um show acústico de “MPB Moderna”. Formado em 2004, a banda apresentará seu mais recente trabalho, intitulado “O verde pede passagem”.

19h30 | Banda Anoxika “Linhas Tortas” (Música)

O som pesado da banda Anoxika dará continuidade ao evento. Com o vocal feminino e de personalidade, a banda de rock ficou conhecida em todo o Brasil ao ganhar o concurso “Garagem do Faustão”, da Rede Globo.

21h00 | Banda S.A.F.A.R.I (Música)

O Cine Santana recebe a consciência social do grupo de rap S.A.F.A.R.I. O grupo tem influências de diversos estilos musicais, com letras sobre condições sociais e política.

22h30 | Banda The Portinaris “De que lado você vai estar?” (Música)

O grupo vai tocar um repertório influenciado pelo rock dos anos 70 e 80, com músicas do CD “De que lado você vai estar?”. Juntos desde 2010, os integrantes misturam a simplicidade melódica a arranjos apurados.

00h00 | Banda Voltz “Matilha” (Música)

A banda de rock Voltz, que está na ativa desde 1999 e é sucesso de público e crítica no Vale do Paraíba, vai apresentar seu novo álbum, intitulado “Matilha”, que conta com a participação de Gabriel de Sá, vocalista da banda Rosa de Saron.

Teatro Municipal

18h00 | Club Noir "Comunicação a uma Academia" (Teatro)

A companhia paulistana de teatro “Club Noir” apresentará o texto de Frank Kafka, mostrando a encenação de um macaco tentando se comunicar com a plateia, para contar como se tornou humano. A peça reflete sobre questões da época globalizada.

19h30 | As Graças "Canto a Canto" (Performance)

O espectador é convidado a escolher em uma das gavetas de uma pequena caixa, alguma lembrança. A partir dessa escolha, uma determinada sequência de música, poesia ou pequenos textos serão apresentados pelas artistas.

21h30 | Grupo Cena 11 Cia. De Dança "Sobre expectativas e promessas" (Dança)

O dançarino Alejandro Ahmed encerrará o dia com uma performance solo. “Promessas” e “expectativas” remetem a um futuro no qual é preciso acreditar, apesar das incertezas. Por outro lado, o encontro com o passado impulsiona novas oportunidades. A trilha sonora é composta e executada ao vivo por Hedra Rockenbach.

23h00 | Gigante Léo (Stand Up)

Ator e comediante, Leandro Reis “só não é mais engraçado por falta de altura”. Já participou de diversos programas televisivos, como Os Caras de Pau, Programa do Jô e Domingão do Faustão da TV Globo e A Praça é Nossa do SBT. Vai apresentar um show solo de comédia, contando de forma cômica suas experiências.

SESC-SJC

18h00 | Na fachada! (Artes Visuais)

Os artistas Vespa, Coletivo Apenera e Marcus Groza e o público são convidados a intervir na fachada do SESC com diferentes expressões artísticas. Eles poderão deixar suas marcas com técnicas de grafite, poesia e lambe-lambe.

19h30 | Oigalê – O Baile dos Anastácio (Teatro de Rua) - Praça

O grupo Oigalê apresenta uma peça que fala sobre os jogos de interesse em torno da terra e sua devastação ambiental. Usando o tema do casamento forçado como parábola, serão apresentados personagens folclóricos e históricos.

20h30 | Mário Bortolotto, Marcelo Montenegro, Natália Barros e Banda Saco de Ratos – Cabaré Lítero-Musical (Literatura) – Centro de Convivência

A banda de rock’n’roll visceral Saco de Ratos embalará um sarau underground, maldito, com as poesias de Natália de Barros e Marcelo Montenegro. O microfone estará aberto para que quiser mostrar sua arte.

22h30 | Marcelo Jeneci – De Graça (Música) - Ginásio

O cantor, compositor e instrumentista paulistano apresentará as músicas de seu mais novo trabalho “De Graça”. Representando a nova safra da MPB, o artista mistura novas sonoridades e temas em suas canções mais recentes. Acompanhado de Laura Lavieri (voz), Regis Damasceno (baixo/violões), Ricardo Prado (guitarra/teclado), Richard Ribeiro (bateria) e Estevan Sinkovitz (guitarra/teclado), Jeneci apresentará sucessos como “Felicidade” e “Pra sonhar”. Os ingressos serão limitados e devem ser retirados com antecedência.

 DOMINGO | 1º de junho

Parque da Cidade

10h00 - BãoCantá Pras Crianças (Apresentação de músicas infantis)

A apresentação busca a informalidade e o bom humor para se aproximar do público. No show, o grupo trará canções infantis simples, como “Sementes musicais”, “Frio calafrio” e “Gira Girar”, entre outras. No decorrer do espetáculo essas músicas serão mescladas com canções folclóricas, adivinhas, trava-línguas e histórias curtas.

13h30 - Na Rua (Espetáculo de Mímica e Clown interativo)

Milonguita é um palhaço-mímico, tocador de flauta, que através da figura de um morador de rua cria histórias de pantomima fazendo participar o público. Numa linguagem gestual, utilizando alguns recursos sonoros, ele cativa as pessoas com situações engraçadas, fazendo rir e educando ao mesmo tempo. “Na Rua” existe desde 2007 e já participou de duas edições FESTIVALE em São José dos Campos.

15h00 – DJ Rodrigo Bento

Rodrigo Fernandes Bento tornou-se conhecido por atuar na noite como host e promoter de diversos clubes de São Paulo, como D-EDGE, Hot Hot, The Society e Clube Glória, entre outros. É fundador do Coletivo Pilantragi, que promove festas e um bloco de Carnaval. Seu repertório é formado por uma mescla de ritmos latinos e tropicais.

15h30 – Toni Ferreira (Música)

O jovem compositor Toni apresentará músicas autorais de seu primeiro CD, como “Te Falo Amanhã”, que contou com a participação da cantora Maria Gadú e sua versão de “Menino de Deus”, de Caetano Veloso. Dentre suas influências musicais estão Cazuza (sua voz é similar a do cantor), Zeca Baleiro, Ney Matogrosso, Maria Bethânia e Caetano Veloso.

17h00 – A Banda Mais Bonita da Cidade “O Mais Feliz da Vida” (Música)

O final da tarde será embalado pelas melodias da Banda Mais Bonita da Cidade. O grupo paranaense ficou conhecido depois do lançamento do clipe da música “Oração”, em 2011. Em uma mistura de folk, MPB e rock alternativo, o grupo vai tocar as músicas de seu mais novo trabalho, chamado “O Mais Feliz da Minha Vida”.

18h30 – Pollo (Música)

O encerramento fica por conta da banda de rap Pollo, trio composto pelos MC’s Adriel de Menezes, Luiz Tomim e DJ Kalfani. O grupo é conhecido pelo hit “Vagalume”, que foi uma das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2013.

Cine Santana

14h00 | Ludmila Mazucatti “Fazendo a Minha Parte” (Música)

Ludmila Mazucatti apresentará canções autorais de Black Music, passando pelo Jazz e pelo Blues. Dona de uma voz poderosa, a cantora já fez tributos à artista britânica Amy Winehouse e tem como principais influências Janis Joplin e Elis Regina.

15H30 | Bruno Roberti “Lar” (Música)

O jovem compositor tocará as canções de seu primeiro disco, intitulado “Lar”, que pode ser adquirido de forma gratuita na web. Ele mistura bolero, reggae, jazz e outros gêneros musicais, transformando seu som em uma única agravável miscelânea de referências. O artista foi indicado ao 25º Prêmio da Música Brasileira.

17h00 | Banda Serial Funkers (Música)

O estilo Soul Music do Serial Funkers fechará a noite. Eles misturam música negra norte-americana e brasileira e já dividiram o palco com grandes nomes da música brasileira, como Ed Motta e Tony Garrido, da banda de reggae Cidade Negra. O trabalho do grupo é conhecido internacionalmente e se destaca pelo swing contagiante e sonoridade única.

Teatro Municipal

11h00 | Palhaça Rubra "Criaturas" (Teatro Infantil)

A Palhaça Rubra, representada pela cantora e escritora Lu Lopes, apresentará as histórias de seu livro “Criaturas” em um show musical. Em “Criaturas” os personagens enfrentam seus problemas de forma divertida e original, sempre de maneira alegre e divertida.

14h00 | Circo Manacá "Cores do Tempo" (Circo)

O Circo Manacá apresentará o espetáculo “Cores do Tempo”, retratando a história de amor entre dois “velhos”, em que cada lembrança é representada por uma cor. A peça é estrelada por três artistas de circo e três bailarinos.

16h00 | Dinho Nascimento & Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene (Cultura Popular)

Dinho Nascimento e a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene encerrarão o último dia da Virada no Teatro Municipal com a interpretação própria e singular de ritmos brasileiros como o samba de roda, ijexá, congo-de-ouro e barravento.

SESC-SJC

15h00 | Oigalê – Circo de Horrores e Maravilhas (Teatro de Rua) - Praça

O espetáculo apresenta uma farsa baseada nos tradicionais circos dos horrores do início do século passado, que exibiam pessoas diferentes como objetos de diversão e reflete sobre a exclusão de uma forma divertida e poética. A barbada, a gigante, as siamesas, são algumas das atrações internacionais que descortinam suas histórias.

16h30 | Barbatuques – Tum Pá! (Música) - Ginásio

Com 16 anos de carreira, o grupo apresenta “Tum Pá!”, o primeiro espetáculo do grupo totalmente dedicado ao público infantil, com canções autorais e outras da cultura popular em versões originais e inusitadas. Os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência.

Fonte: FCCR

"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:






11 comentários:

  1. Simplesmente a melhor virada cultural de SJC até hoje! ano passado se destacou apenas pelo Móveis Coloniais de Acaju.. mas esse ano tá show! Tiê, A banda mais bonita da cidade e Otto verei com ctza!

    ResponderExcluir
  2. Muito fraca a programação para São José dos Campos, creio que é a pior de todas ! Nem se compara com outras cidades, até muito menores ? Alguém explica ?

    ResponderExcluir
  3. ... E que o Guitarrista da banda EXCOMUNGADOS não tome tento pois fica batendo no peito orgulhoso nos shows por ter queimado o carro da TV RECORD e subido status no BLACK BLOC. E que o VOCALISTA dessa banda PEKINEZ GARCIA tome tento e pare de organizar quebra quebra... queremos a prisão de incendiários...(obs: esses são os mesmos que estavam presentes na morte do punk JOHNI RAONI GALANCIAK/vide google)AJUDEM A DENUNCIAR!

    ResponderExcluir
  4. Saio de Taubaté, com o maior prazer, para acompanhar o maior movimento cultural da região! Otto eh o cara! Tiê eh a mina! Canta canta minha gente!!!!

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!