6 de jun. de 2015

[28/05 a 08/06] Festival Contaí - Festival de Contação de História no Centro da Juventude SJC



A Prefeitura de São José dos Campos realiza no período de 28 de maio ao dia 8 de junho, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), o Contaí – 1º Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos.


Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Serão 12 dias de leitura, literatura e viagem pelo mundo das letras e da interpretação, que contarão com cerca de 45 atividades e 25 contações de histórias. Todas as atividades são gratuitas e não há limites de idade para participar.

O evento tem como objetivo trabalhar o ato de contar história como uma das possibilidades de se criar vínculos afetivos, transmitir valores, estimular a aprendizagem e desenvolver a imaginação.

Além do Centro da Juventude, onde acontecerão as principais atividades do festival, mais de 14 espaços por toda a cidade receberão a programação do Contaí, inclusive instituições que cuidam de pessoas com deficiência, escolas municipais, universidades, feiras livres, parques, Mercado Municipal e a Fundação Casa.

Pessoas com deficiência auditiva terão contação de histórias em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), em uma apresentação especial que acontece na AADA – Associação de Apoio Ao Deficiente Auditivo.

O evento conta com a participação de grandes artistas, renomados e especializados na arte de contar histórias, como Simone Grande, Clarice Schcolnic e Kiara Terra, que faz uma apresentação especial no dia 1º de junho, às 9h, no Centro da Juventude.

Além dos grandes personagens da contação de histórias do Brasil, cerca de 300 professores, alunos e participantes de movimentos populares da cidade, que participaram de um curso de formação para contadores de história, serão protagonistas em levar essa arte para as regiões da cidade.

Para Simone Grande, contar histórias enriquece o mundo interior de cada ser, além de desenvolver o hábito de ouvir o prazer de ler. “Contos sempre encantaram povos em todo mundo, e transmitidos de pai pra filho através de séculos, as histórias são efetivamente formas de ensinar e aprender. O Era uma vez..., permite o contato com o mundo da fantasia, liberando a imaginação e facilitando seu exercício.”, explica a profissional.

Se, nestes dias, você se deparar com grupos ou pessoas contando histórias, declamando poesias, mostrando o lado interpretativo da literatura e levando-o ao imaginário mundo dos sonhos, participe, você está no Contaí – 1º Festival de Contação de Histórias de São José dos Campos.

Além das narrações múltiplas e em diversas formas de linguagens, serão realizados durante o festival, workshop para formação de contadores de história, exibição de filmes, teatros, palestras, shows e vivências, incluindo diversas atividades infantis.

O Contaí é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação Hélio Augusto de Souza - Fundhas, Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR e Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura.

A organização do festival espera atingir cerca de 6 mil pessoas. Despertar o hábito milenar de contar histórias, difundindo informações que enriquecem hábitos como ouvir a leitura, além de ampliar a imaginação e a criatividade das pessoas independentemente da idade é outra proposta do evento.

Mais informações pessoalmente no Centro da Juventude, ou pelo telefone 3932-8600.

Colhe conto – no período do Festival Contaí, das árvores do Centro da Juventude, brotarão, literatura e poesias, em folhas coloridas que poderão ser levadas pela população.

Decoração do CJ – o Centro da Juventude receberá uma decoração especial para o Festival Contaí, com personagens diversos do mundo da literatura nacional e internacional, bonecos e livros, que transformarão o espaço em um verdadeiro cenário dos sonhos.

A programação você encontra aqui e também na Programação diária aqui da Agenda Cultural!

Fonte: FCCR e Prefeitura Municipal de São José dos Campos


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!