31 de mai. de 2015

[29 a 31/05/15] Festa Árabe agita o final de semana no Parque da Cidade de Jacareí


Foto: Prefeitura de Jacareí
A exposição Presença Árabe promete atiçar o paladar de quem for ao Parque da Cidade entre sexta e domingo. É que a gastronomia é um dos pontos altos do evento. O público pode saborear, além das populares esfirras e quibes cru e assado, outros pratos como tabule, kafta, hummus, coalhada, pastas e doces.



Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Mas além de variedades da comida típica, a Presença Árabe traz música e dança do ventre durante e exposição de fotos na marquise do Parque. No local há ainda o 'cantinho do selfie'. “É um espaço que preparamos para os visitantes que quem quiserem levar uma lembrança do evento”, diz Sonia Ferraz, presidente da Fundação Cultural de Jacarehy.

A Presença Árabe, promovida pela Fundação Cultural, faz uma homenagem aos imigrantes da colônia sírio-libanesa que chegaram à cidade no final do século 19. “Os primeiros imigrantes árabes chegaram a Jacareí em 1898”, afirma a historiadora Ana Luiza do Patrocínio.

As barracas de comidas típicas são administradas por entidades beneficentes -- JAM (Jacareí Ampara Menores), Aspad (Associação de Pais e Amigos do Down), Cepac (Associação Especial de Pais e Companheiros), Associação Grupo Espírita Casa da Paz, Apajac (Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias), Lar Fraterno das Acácias, e Projeto Bicho Feliz.

Durante esses três dias acontecerão apresentações de música e danças típicas com o grupo 1001 Noites, coreografias de dança do ventre com Alessandra Pagan e Sheila Benavente, e participação de alunas do estúdio Tic Tic Tum.

Homenagem – Como acorre desde a primeira edição da Presença Árabe, nesse terceiro ano o evento faz uma homenagem a dois jacareienses da colônia árabe: o descendente de sírio Nadher Daher (1935-2013) e o filho de libaneses Jued Nadher (1931-2013). A partir desses dois nomes, a Fundação Cultural de Jacarehy montou uma exposição de fotos das famílias de colônias árabes da cidade que pode ser conferida no EducaMais Jacareí no dia 28 de maio. Dia 29 a 31, a exposição pode ser vista na marquise do Parque da Cidade.

Atualmente, além desses dois sobrenomes Daher e Nader, há pelo menos outros 15 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Ruston, Rachid, Madid, Esper, Moganes, Almed, Ale, Maluf, Chaquib, Assad, Massud, Abrahão, Abdo e Raad.

Serviço –  Presença Árabe -- de sexta a domingo, 14h às 22h. Parque da Cidade – av. Davi Monteiro Lino, s/nº, Centro.

Fonte: FCCR


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!