4 de mai. de 2016

[30/04 a 06/05/16] Começou neste sábado o 3º Festival de Teatro de Sombras em Taubaté



A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, realiza a partir do próximo sábado, 30, o 3º Festival Internacional de Teatro de Sombras. A abertura será às 19h30, no Teatro Metrópole. A produção do evento, que vai até o dia 6 de maio, é da Cia Quase Cinema.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O festival contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil e irá mostrar diversidade poética e onírica (aquilo que se refere aos sonhos) das sombras dos diversos grupos citados. Cada apresentação mostra particularidades da dramaturgia de cada lugar e também quanto ao formato, materiais, bonecos, suportes e equipamentos.

“Essas companhias passaram pelo terror da guerra e enfrentaram crises econômicas e políticas profundas em seus territórios. Eles encontraram uma forma de colaborar na solução dos conflitos fazendo voluntariamente apresentações de teatro para as crianças nos campos de refugiados” afirma Ronaldo Robles, diretor e fundador da Cia Quase Cinema.

Programação:

Dia 30 de abril – Abertura

Espetáculo – ALICE (no país das maravilhas)- Argentina
Teatro Metrópole – 19h30 – classificação livre.
Sinopse: Alice quer ler, dançar, jogar, beijar, sonhar, correr e voar. Desafia a lei da gravidade, para provocar e surpreender o espectador. O espetáculo propõe uma investigação profunda sobre os elementos que instigam a imaginação criativa desta aventura. Inspirado pelo clássico de Lewis Carroll ,dirigido por Alejandro Bustos, propõe uma narrativa visual híbrida para dar vida ao mundo dos sonhos.

Dia 1º de Maio

Espetáculo – Semente  – Macedônia – Eskopia
Sítio do Pica Pau Amarelo, 11h – classificação livre.
Sinopse: O espetáculo apresenta o ciclo da vida das sementes de uma flor. Tão logo os ventos do outono soprem as flores morem e suas sementes caem no mundo para encontrar seu destino. Nesta jornada encontrarão todos os tipos de obstáculos com a esperança que ao menos uma vença e possa sobreviver como uma linda flor.

Dia 1º de Maio

Espetáculo – Contos de luz – Grécia – Atenas
Sítio do Pica Pau Amarelo 15h – classificação livre.
Sinopse: Algumas questões que andei pensando num sonho entre o céu e a Terra. O que é visível e o que não é? Quem é responsável pelo mundo em que vivemos? Quem deixou a torneira ligada? Quem está por trás dos nossos sonhos? Encontrei estas repostas escondidas no mundo das sombras.

 Dia 2 de maio

Espetáculo –  IRMÃOS ZULU – Paraná – Curitiba
Teatro EMA Maestro Fego Camargo- classificação livre – 19h30
Sinopse: Malandela seguia a trilha de seus irmãos que tinham partido em busca de fortuna.  Depois de muito procurar, Malandela os encontrou, e eles continuaram a jornada. No caminho encontraram um reino muito estanho. Algum feitiço havia transformado todos os habitantes em pedras. Um velho ancião lhes contou que toda a vida poderia voltar caso realizassem três tarefas.

Dia 3 de maio

Espetáculo 2062   Espanha – Madri
Teatro EMA Maestro Fego Camargo-  19h30  – classificação livre.
Sinopse:  “2062” um espetáculo multidisciplinar, empregando técnicas cênicas, multimídia, ilustração , animação por computador , teatro de sombras e teatro de objeto para criar uma obra cênica e cinematográfica em tempo real. Em termos de conteúdo, continuamos comprometidos com as questões sociais e políticas, onde atualidade é o autêntico protagonista. Fronteiras, muros, novas migrações e as mais recentes mudanças geopolíticas e econômicas são os ingredientes com os quais construímos um mundo para falar sobre hoje e a sociedade.

Dia 4 de maio

Espetáculo – Muito Mais Vida Severina –  Taubaté – SP
Biblioteca Municipal – 19h30 – classificação livre.
Sinopse: “Muito Mais Vida Severina” espetáculo/intervenção urbana que ocupa espaços ociosos para pintar suas paredes com luz e sombras. Trabalho híbrido, que nasceu nas artes cênicas e dialoga com a arquitetura, cinema, dança, desempenho e artes plásticas. Utilizam a cidade como parte da obra e os prédios como cenário. A criação da Cia Quase Cinema é inspirada na obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral do Melo Neto, cuja narrativa versa sobre o homem do campo que parte em busca de uma vida melhor na cidade e se transforma ao habitar o espaço urbano. Aqui as sombras remetem ao primitivo, às memorias da infância e fazem emergir lembranças de momentos bucólicos vividos no campo.

Dia 5 de maio

Espetáculo – Memento Mori – Um Ensaio para a Morte – São Paulo – SP
Teatro EMA Maestro Fego Camargo – 19h30 – classificação livre.
Sinopse: O Memento Mori é a lembrança da morte. A terrível consciência da finitude que nos define como espécie. Dos sussurros dessa voz nas trevas nasce a ficção de horror como a conhecemos: ensaios para a morte. A Companhia da Sombra vem abraçar essa iconografia do horror gótico do séc. XIX, apostando na estética do teatro de sombras como uma espécie de “lar natural” para essa antiga voz que nos sussurra dos lugares escuros. Convidamos o público para adentrar conosco esse estado de trevas, entre vultos ameaçadores, espectros sombrios, cemitérios em ruínas e casas mal assombradas, para não lembrar apenas da morte, mas dançar com ela um melancólice macabro bailado.

Atividades paralelas

Proncovô – Território das Artes
Residência / Workshop / Seminário
Residência artística com Federica Ferrari – Itália – Teatro Gioco Vita
de 3 a 06 de maio – das 9h às 17h – Casarão das Sombras.

Dia 1º de maio – Espaço da Biblioteca Municipal de Taubaté
Seminário – O Teatro de sombras  em tempos de guerra e crise
das 18h ás 21h – livre – 50 vagas.
Palestrantes – Macedonia Grupo Shadows and Clouds – Krume – diretor
Grecia Grupo ALALUZ Shadow Puppet Theater – Betty – atriz
Espanha – Grupo Cinematic Live Theatre Performance – Karla – Performer

Dia 2 de maio – das 9h às 11h Biblioteca Municipal de Taubaté – 20 vagas
Workshop Desenho com areia no teatro de sombras –  Argentina com Alejandro Bustos – Diretor do Espetáculo Alice
Endereço: Parque Dr. Barbosa de Oliveira – Centro, Taubaté – SP.

Dia 2 de maio – das 14h às 17h – Biblioteca Municipal de Taubaté – livre, 30 vagas
Workshop – O teatro Grego Karagiozis – Grécia. Com Betty da companhia  ALALUZ Shadow Puppet Theater
Endereço: Parque Dr. Barbosa de Oliveira – Centro, Taubaté – SP.


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!