12 de abr. de 2016

[17/04/16] Programação do aniversário de 92 anos do Vicentina Aranha



Inauguração do Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios e da Biblioteca ao Ar Livre, Piquenique Sinfônico com a OSSJC e o tenor Jean William!
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
No dia 27 de Abril o Parque Vicentina Aranha completa 92 anos! Projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado como o maior sanatório para tratamento de tuberculose da América Latina, foi um espaço de cura e hoje é um importante patrimônio histórico, polo de lazer, cultura e qualidade de vida. Por meio do Restauro e da ocupação cultural, seus pavilhões ganham cada dia mais vida, propondo um diálogo entre passado e futuro.

A celebração do aniversário do Parque ocorrerá no domingo (17) com duas importantes inaugurações e o esperado e já tradicional Piquenique Sinfônico da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Às 9h ocorrerá a inauguração do Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios. Após passar por um processo de recuperação do edifício, a antiga Lavanderia do Sanatório Vicentina Aranha abriga o Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios. As ações de manutenção e conservação, iniciadas em 2013, reabilitaram a edificação e a prepararam para um novo uso, o de ofertar cursos de formação profissional, proporcionando conhecimento e capacitação. Esta realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos tem a parceria do SENAI, SENAC, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social, sob gestão da AJFAC.

Em seguida, às 9h30, teremos o lançamento do Projeto Biblioteca ao Ar Livre, que reafirma o compromisso do Parque Vicentina Aranha em promover a leitura e a literatura de forma democrática e acessível. O projeto contempla uma nova biblioteca itinerante repleta de títulos infanto-juvenis e atividades diversas como oficinas, contações de histórias, leituras livres, teatro e espetáculos literomusicais serão realizadas ao longo do ano. Para promover a acessibilidade, o projeto oferece atendimento às pessoas com e sem deficiência, a programação está disponível em braille e algumas atividades terão tradução simultânea em libras. Seu objetivo é romper as barreiras invisíveis do acesso à leitura, tornando a literatura presente o ano todo. Para este projeto, a AJFAC foi contemplada com os prêmios de Estímulo à Leitura do PROAC e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICAD) por meio do CMDCA.

A primeira atividade do projeto será a contação de histórias baseada nos livros “Amazonas”, de Thiago Mello, e “Lendas e Mitos do Brasil”, de Theobaldo Miranda Santos com O Grupo Passarinheiros, um verdadeiro passeio pelo Rio Amazonas e pela floresta, mostrando a importância de seus recursos naturais, como as águas, as plantas, os peixes, resgatando suas histórias através da música, da poesia e dos personagens que moram nas florestas brasileiras.
A contação contará com uma interprete de Libras, a Linguagem Brasileiras de Sinais.

A grande celebração será realizada pela Orquestra Sinfônica de São José dos Campos com o tradicional Piquenique Sinfônico às 10h30. No repertório, duas peças brasileiras de Alberto Nepomuceno, conhecido como o pai do nacionalismo na música erudita brasileira; e Francisco Mignone, um grande compositor de acentuado caráter nacional, influência do amigo e escritor Mario de Andrade. No terceiro momento, teremos a honra de receber o jovem talento Jean William, tenor que já arrebatou plateias nas principais salas de concerto do mundo, interpretando uma seleção de canções jazzísticas. Convidamos a todos a trazerem sua cesta de piquenique e participarem desta grande festa!

Sobre o solista: Jean William (tenor)

Jean William é formado em canto pela ECA-USP. Integrou importantes festivais de música onde destaca-se o Festival Internacional de Campos do Jordão.
Ao redor do mundo e do Brasil o jovem cantor conquistou plateias interpretando óperas, recitais, concertos e shows em países como EUA, Argentina, Emirados Árabes, Itália, Portugal, Paraguai, Uruguai e Suíça. Em 2014 lançou seu primeiro álbum intitulado "Dois Atos". Apresentou-se na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil na orla da praia de Copacabana. Atualmente Jean William se prepara para turnê com seu espetáculo "Tonight" sob a direção de Eugenia Thereza de Andrade, com grandes clássicos do Jazz e da Broadway.

A programação em homenagem ao aniversário de 92 anos do Parque Vicentina Aranha é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, tendo a AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura) como entidade gestora. Conta com o patrocínio do Grupo Policlin, Laboratório Oswaldo Cruz, CenterVale Shopping, Vinac Consórcios; apoio da Byofórmula e Engeseg; parceria da Unimed e Haruf e promoção da rádio Jovem Pan, jornal O Vale e Portal Meon.

SERVIÇO

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ARTES E OFÍCIOS
Data: 17/04 – Domingo
Horário: 09h00
Local: Centro de Formação Profissional de Artes e Ofícios

INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA AO AR LIVRE
ESPETÁCULO INFANTIL “NA MARGEM DO AMAZONAS”
Data: 17/04 – Domingo
Horário: 09h30
Local: Quiosque Alfredo Galvão
Espetáculo acessível em Libras

ANIVERSÁRIO 92 ANOS PARQUE VICENTINA ARANHA
PIQUENIQUE SINFÔNICO, COM A ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Data: 17/04 – Domingo
Horário: 10h30
Local: Palco ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi
Solista:  Jean William (tenor)

PROGRAMA:

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)

Abertura O Garatuja

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986)

Suíte Brasileira em 3 Movimentos

Canções jazzísticas na voz do tenor Jean William

Incluindo trechos de West Side Story (Bernstein), Porgy and Bess (Gershwin) e homenagens a Frank Sinatra e à Era de Ouro do cinema americano.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque conta com o patrocínio do Instituto de Oncologia do Vale, Degraus, Colégio Poliedro, Hospital e Maternidade Policlin, Orthoservice, Gráfica Copcentro, e a promoção do Jornal O Vale, Portal Meon e Rádio Jovem Pan.

Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana – São José dos Campos/SP
Telefone: 12 3911-7090
Instagram: @Parque_Vicentina
www.facebook.com/parquevicentinaaranha
www.pqvicentinaaranha.org.br


"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."  


PARCEIROS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!